A verdade é que nem todas as empresas são rivais! Você sabia que é possível formar uma união que beneficie ambas as partes? Existem diversas formas de trazer mais resultado para seu negócio. Vamos explicar o que motivou a coleção Havaianas x Oreo TOP e todas as suas vantagens. Leia mais sobre esta estratégia abaixo.
Em setembro de 2021, a marca de chinelos mais famosa do mundo anunciou sua nova coleção, criada em conjunto com uma parceira internacional, a OREO. Esta é uma marca americana de sucesso mundial que pertence à empresa Mondelez Internacional.
Afinal, é bolacha ou biscoito? Sabemos que OREO é o biscoito recheado mais vendido no mundo e a bolacha doce reconhecida por sua coloração única, preto (chocolate) com interior branco (baunilha).
O que é COLLAB?
A palavra “COLLAB” vem do inglês, é a abreviação de “Collaboration”, que significa colaboração em português. Em busca de expandir a divulgação de um produto e atrair mais público, diferentes marcas se unem para criar um produto novo. Esta é uma estratégia de marketing eficiente e muito explorada nos últimos anos.
A colaboração está presente no universo da música, no mundo da moda e com influenciadores. É utilizada para fortalecer sua marca, tornar determinado produto mais desejado, atrair novos olhares, aumentar a audiência e confiança do público.
Como fazer uma COLLAB de sucesso?
Criar um produto em conjunto com qualidade e criatividade, de forma que conquiste os públicos semelhantes é o principal objetivo da aliança entre empresas. Mas, não adianta ter o melhor produto se não houver um bom planejamento de campanha, em especial a comunicação.
O público não necessariamente precisa ser do mesmo nicho, desde que a parceira seja desenvolvida com autenticidade e divulgada de forma estratégica. Por exemplo, fruto da aliança entre uma marca de calçados (Havaianas) e uma de bolacha doce é uma coleção exclusiva de chinelo, com cheiro de chocolate e baunilha em seu solado! Além disso, lançaram meias e um porta fones de ouvido que é uma réplica perfeita de uma bolacha Oreo.
Como escolher um Parceiro para collab?
Para escolher o parceiro para uma collab, é preciso levar em consideração os valores e posicionamento das empresas. É essencial avaliar se os públicos possuem semelhanças ou interesses em comum, além de garantir que o discurso da marca e os produtos sejam coerentes com sua empresa.
Por exemplo, o slogan da OREO é “Continue brincante”, a marca busca proporcionar momentos de diversão e prazer de forma nostálgica e descontraída. Já a nossa amada marca Havaianas é conhecida pelo slogan “todo mundo usa”, sua comunicação também é divertida, utiliza o humor, o nacionalismo e busca a inovação. Segundo o diretor de marketing da Mondelez Brasil, Álvaro Garcia, as duas empresas possuem total sintonia!
Também é importante ressaltar que estas junções são temporárias. Dessa forma, se tornam produtos exclusivos e limitados. Este é um forte gatilho mental, que incentiva o consumo através do desejo e o receio de esgotar o estoque.
Agora você já sabe o que é uma COLLAB e como ela pode ser usada por sua empresa. Aplique estas estratégias para garantir uma PARCERIA DE SUCESSO!