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Os 8 P’s do marketing

Os 8 P’s do marketing

No marketing é comum a utilização de métodos que facilitem processos de comunicação, etapas que devem ser feitas e formas de identificar a melhor chance de alcançar um público.

Às vezes esses métodos se tornam tão habituais que nem pensamos nele de forma separada, faz tudo parte de um processo. Por isso a Roi separou para vocês os 8 P’s do marketing responsável realizar um ciclo dentro da comunicação que vai desde a pesquisa até os resultados finais.

Pesquisa – analisar buscas onlines, pesquisar tendências de mercado, estudar comportamento de consumidores.


Planejamento – com as informações da pesquisa se planeja quais os melhores meios de comunicação e como serão realizadas, o que será produzido.


Produção – nesse processo tudo que foi pensado no planejamento é realizado, seja a construção de peças publicitárias, sites, redes sociais, conteúdos, banners, enfim as possibilidades são infinitas e são realizadas conforme é melhor para cada empresa.


Publicação – nessa etapa começam as postagens de tudo que foi produzido, seguindo um calendário já estruturado, as publicações devem ser frequentes e com conteúdos relevantes.


Promoção – nesta parte do processo são realizados os patrocínios e campanhas promocionais, utilizando GoogleAds, e-mail marketing, utilizando as palavras chaves mais acessadas dentro do seu segmento.


Propagação – essa parte depende muito de como as etapas anteriores chegaram até seu público, quando vistos de maneira legal, eles divulgam pelas redes sociais, compartilham com amigos e familiares em grupos, repostam em seus stories e interagem marcando conhecidos interessados no conteúdo.


Personalização – é preciso fidelizar os consumidores que já adquiriram seus produtos e serviços, por isso essa fase é importante para gerar essa relação mais próxima com o consumidor e pode ser feita de inúmeras formas, como promoções exclusivas para clientes cadastrados, descontos em segundas compras, brindes especiais, sempre pense na melhor maneira de acessar as emoções desse consumidor.


Precisão – analisar o que deu certo, percentuais de cliques, vendas e pessoas que acessaram sua campanha, é mensurado todos os resultados sendo eles positivos ou negativos, para que possam ser replicados ou modificados conforme necessidade de futuras campanhas.