Todo consumidor possui gostos e avaliações diferentes na hora de fazer suas compras, contudo, todos passam por etapas parecidas na hora da tomada de decisões.
A ROI separou essas 5 etapas conhecidas com 5 A’s do marketing, uma adaptação de Philip Kotler.
Assimilação – é quando o consumidor conhece a marca, chega por campanhas, posts, indicações de amigos, emfim é quando ele tem contato pela primeira vez com a marca e é nessa etapa em que ele se identifica ou não com a empresa.
Atração – nessa etapa o cliente se sente atráido pela marca, através do inboud marketing (marketing de atração), onde a aposta é investir em conteúdo de relevância, dentro de blogs, posts, canais no youtube e outros. O importante nessa etapa é mostrar ao consumidor que você tem autoridade no assunto.
Aprovação – o consumidor já teve contato com sua marca, já viu que você entende do que está oferecendo, mas ele precisa da opinião de outras pessoas que já consumiram antes de aprovar sua marca. Essa etapa tem fundamental força para a decisão, no meio digital elas se propaga através de reviews de influenciadores, comentários em sites de reclamação de produto, em comentários das próprias páginas da marca, por isso, sempre fique atento para que seus clientes façam avaliações e sejam avaliações positivas.
Ação – essa etapa o cliente com todas as informações coletadas, efetiva a compra, por isso, é importante investir na satisfação do cliente em serviços como atendimento personalizado e suporte técnico, garantindo uma maior satisfação.
Afeição – aqui não acaba a jornada do consumidor, nessa fase um cliente é fidelizado, tant para recompra quanto para divulgar e defender sua marca, e sabemos que a opinião de quem já comprou o produto é muito relevante e tem ação direta em outros possíveis consumidores, invista nessa fase.
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