Você já se pegou distraído pensando, de maneira frenética, em alguma frase que escutou ou leu recentemente e não conseguiu tirá-la da cabeça? Esse poder de retenção é causado pelos slogans, ou melhor, pelas mãos publicitárias de quem pode, com poucas palavras, fazer uma boa porcentagem de consumidores tomar decisões de compra em relação a marcas.
Slogans são frases curtas e de fácil memorização, que traduzem a linguagem de um determinado produto ou das empresas, fixando a marca na cabeça dos consumidores e, consequentemente, reforçando sua identidade.
A capacidade de memorização do público, representa o quão forte é aquela frase e uma das estratégias para que o slogan funcione com propriedade é trazer uma boa sonoridade na combinação de palavras, além de uma melodia marcante, que contribui para boa retenção no cérebro, uma vez que, segundo o Professor de Neuromarketing e Neurobranding da FGV, os slogans são fixados na mente dos consumidores de forma mais inconsciente e sem esforço.
A Skol, por exemplo, neste ano de 2023, resgatou uma de suas principais assinaturas: “Desce Redondo”, frase essa que marcou uma geração de adultos dos anos 2000 e que permanece atemporal ao associar à bebida alcoólica com a leveza do produto, atribuindo mais significado ao consumo da marca, junto de benefícios funcionais e também emocionais.
E não é somente a Skol que exerce poder afetivo na memória das pessoas. Outros slogans fazem parte da história da Publicidade do Brasil e são lembrados até hoje por grande parte da população. Vamos recordar alguns?
Redbull – te dá asas
Criado em 1992 para promover a bebida como principal fornecedora de energia para o dia ou às noites de quem precisa de um gás, misturado com liberdade.
Coca-cola – Abra a felicidade!
Essa frase é uma frase que continua na boca de muita gente desde 2009, principalmente daqueles que ainda sentem como única a experiência de abrir uma coca-cola.
Tomou Doril, a dor sumiu
Parece que só de falar essa frase, a dor de cabeça até vai embora! Na verdade, ela é a prova que slogans são atemporais, pois desde 1978 tem trazido a marca como notoriedade nas principais drogarias.
Bombril – 1001 utilidades
1001 utilidades e 1001 resultados na Comunicação! Esse é um Slogan que viaja ao tempo desde 1948, mostrando toda versatilidade e funcionalidade da marca quando o assunto é limpeza.
Casas Bahia – Dedicação total a você
Esse clássico foi criado nos anos 70 em homenagem a clientes e colaboradores, mas que pegou após ser dita nos anos 90 por Pelé, até então garoto propaganda da época.
Apostamos que deu aquela nostalgia gostosa por aí! E está tudo bem, afinal, slogans, além de provocarem afetividade na memória, exercem papel fundamental no posicionamento de uma marca, mostrando seu valor e como ela é diferente dentro do mercado, com o poder de despertar aquele desejo gostoso de compra pelo produto específico em relação à concorrência. Agora, conta para a gente, qual é o seu favorito?
Guilherme Luka.