Pra quem acha que Marketing é só número, está muito enganado, Marketing também é texto!
Em meio às incertezas sobre como aumentar as vendas do seu negócio, independentemente do tamanho, é essencial adotar estratégias de crescimento ativas e persuasivas. Uma dessas alternativas, e que tem ganhado destaque é o copywriting, uma prática que exerce influência significativa nas vendas de qualquer segmento.
Entretanto, qual é o principal conceito dessa técnica, que faria você comprar até mesmo um chiclete mascado?
O copywriting consiste em criar conteúdos textuais, aliados a gatilhos mentais, voltados para vendas, com o objetivo de motivar o leitor a realizar uma ação específica, como adquirir um produto ou serviço. Essa prática incorpora diversas técnicas e estratégias de texto destinadas a aproximar o leitor, auxiliando-o na resolução de problemas e incentivando a tomar uma ação.
Entretanto, algumas etapas são necessárias para que um bom copywriting aconteça
- Conheça seu público-alvo
Sabe aquela sensação de abrir um artigo ou até mesmo uma landing page e sentir que ela foi feita especialmente para você? Isso só é possível quando o copy é direcionado, como uma conversa íntima. Invista tempo em compreender os dados demográficos, realizando entrevistas com indivíduos que representem seu consumidor ideal. Essa prática personaliza o texto, deixando ele ainda mais impactante.
- Utilize Verbos de Ação para CTAs Eficientes
Em calls to action (CTAs), as famosas chamadas para ação, a escolha certa dos verbos de ação é crucial, como: “Baixe agora”, “Faça o download clicando no botão”. Usar verbos no imperativo e instruir o leiter, neste caso, é fundamental para que a ação seja realizada com sucesso.
- Solucione Problemas e Mostre Empatia
Coloque-se no lugar do consumidor, compreenda suas necessidades, suas dores, e construa um conteúdo que resolva seus principais problemas. Exemplo: “Nossa loja está com frete grátis para você, que mora longe”, “Não precisa mais correr riscos indo ao banco, o nosso é digital e tem tudo o que você precisa”.
- Produza Textos Empáticos e Pessoais
Nada de frieza nas copys! Colocar mais emoção no texto, utilizando frases empolgantes, pode trazer muito mais proximidade para com o seu público. Um bom exemplo seria: “Compre agora e obtenha desconto na sua primeira compra, e o frete é por nossa conta” Ao invés de: “Compre e obtenha frete grátis”. Lembre-se, mentes criativas instigam mais.
- Gatilhos Mentais: Estratégias para Cativar
Gatilhos mentais, como escassez, reciprocidade e prova social, são ferramentas valiosas no copywriting. A aplicação desses gatilhos varia conforme o objetivo e o canal de veiculação. Ao utilizar o modelo A.I.D.A (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) ou P.A.S (Problema, Agitação, Solução), você guia o leitor de forma estratégica para a conversão.
- Evite ruídos na comunicação
O leitor é bombardeado de informações o tempo todo, por isso, enquanto estiver se deparando com um anúncio ou rolando o feed, a comunicação precisa ser a mais direta e assertiva possível! Nada de enrolações ou frases complexas.
- Revise com Cuidado Antes da Publicação
A revisão prévia à publicação é fundamental para garantir a eficácia da comunicação. Dedique tempo para revisar o copy, e peça a opinião de outras pessoas, pois erros podem passar despercebidos. A leitura em voz alta e o uso de corretores online, como Clarice, Language Tool, e Flip, são estratégias úteis para identificar falhas e aprimorar a qualidade do seu texto.
- Trabalhe Estrategicamente com Palavras-Chave
Para direcionar a persona certa, utilize palavras-chave em seus textos, tanto em posts orgânicos quanto em mídia paga. Para isso, é sempre bom realizar pesquisas em sites como Answer The Public e Uber Suggest. Integre a palavra-chave de forma equilibrada ao longo do conteúdo, evitando repetições excessivas.
- Seja Vendedor na Abordagem
Um copywriting eficiente é vendedor, destacando os pontos positivos do produto ou serviço. Utilize a prova social para reforçar a confiança do cliente. Lembre-se: conhecer a fundo quem consumirá o conteúdo é o segredo para o sucesso, e a relação com a audiência deve inspirar, criar vínculo e motivar à ação.
Uma coisa é fato: A técnica de copywriting existe desde os primórdios, quando o homem aprendeu a persuadir para trocar ou vender seus alimentos e serviços. Atualmente, a técnica ganhou força, visto que a competitividade entre os segmentos está cada vez maior. Portanto, explorar a técnica é fundamental para obter maiores vendas e, consequentemente, resultados. Temos certeza que a sua forma de ler um texto já não será mais a mesma.