O que é o que é – não está no digital, mas é capaz de impactar milhões de pessoas? Se você disse cinema, então, resposta certa!! Há quem diga que é muito caro colocar a sua marca nas telonas, antes de uma produção e, principalmente, durante! Os valores podem variar de dez mil reais ou até mesmo milhões, milhões e milhões, enfim, um Avatar de dinheiro, se é que você me entende.
Apesar desses valores serem exorbitantes, algumas marcas resolveram arriscar e acabaram se tornando verdadeiros fenômenos, tanto quanto os próprios filmes onde estavam inseridas. Nós, da ROI, somos amantes do digital, mas não podemos deixar de lado estratégias que são dignas de uma 21st Century Fox, e é por isso que preparamos uma lista com quatro marcas que foram dignas de um blockbuster dentro das telonas. Vamos lá?
Chocolate Reese´s e ET
ET é um clássico SCI-FI do grande Steven Spielberg, no qual um pequeno alienígena, ao lado do garotinho Elliot, conquistou o coração do mundo todo. E não foram somente os dois que fizeram isso – a marca de chocolate, Reeses, sem pagar um centavo, fez parte de uma cena onde Elliot usa as barras da mesma para atrair o ser de outro planeta em uma trilha florestal, bem no início do longa. Isso foi o suficiente para a marca aumentar 40% de suas vendas logo na primeira semana de estreia do filme. Sensacional, não é mesmo? Saboroso, eu diria!
007 e BMW
Não é novidade para ninguém que 007 é um marco histórico dos anos 90 e que até hoje fazem parte da lista de filmes favoritos de uma galera. Mas quem também se tornou uma das personagens principais desse sucesso foi a BMW, que investiu cerca de 3 milhões de dólares para inserir seu modelo Z3 Roadster na trama, e obteve um retorno de 240 milhões de dólares apenas em vendas antecipadas. E vamos combinar – James Bond, dirigindo uma BMW, não tem como não ser impactado! Quem pode, compra, e quem não pode, apenas admira.
De Volta Para o Futuro e Nike
O curioso filme de 1989 mexeu com a imaginação de muita gente ao tentar adivinhar como seria o ano de 2015, e uma das empresas que comprou essa ideia foi a Nike, que se propôs a pensar em um modelo de tênis que os adolescentes usariam nesse mesmo ano – e o resultado foi um tênis que se prendia sozinho no pé! O sucesso foi tanto que a marca lançou, em edição limitada, o Nike Air Mag, que pode ser encontrado até hoje pela bagatela de quase 300 mil reais! Exclusividade do futuro para quem pode mesmo.
Toy Story e Traço Mágico
Quem foi criança nos anos 90 e 2000 sabe o gostinho de infância que dá ao se lembrar de Toy Story, e mesmo na época, com o sucesso estrondoso da Barbie e Max Steel, o filme trouxe a magia de brinquedos, que antes eram considerados simples, como o Senhor Batata, de volta na vida de quem buscava diversão no mundo Disney. Sendo assim, após a estreia do filme, a empresa Traço Mágico, responsável pelas vendas do boneco, teve um aumento de 4500% em suas vendas e o Senhor Batata 800%, em específico. Brincar nunca foi tão lucrativo!!
O cinema pode não somente fidelizar pessoas com produções, como também transformar comportamentos, e apenas uma cena pode ser o suficiente para causar desejos e criar incentivos. Antes de entrar em uma sala de cinema, lembre-se: marcas podem te impactar pela vida toda.
Guilherme Luka.