O universo digital não seria o mesmo sem o uso do celular! Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ele está presente em 99,5% dos lares brasileiros que possuem acesso à internet, por isso, estabelecer ações de incentivo à compra e aplicá-las dentro do mobile já não é mais opção e sim necessidade das principais marcas do mercado, principalmente ao considerar que, segundo o portal Mobile Time, 93% dos consumidores que utilizam smartphone já realizaram alguma compra por meio dele.
Mas afinal – o que é mobile marketing?
O Mobile Marketing é uma abordagem estratégica que envolve a criação e implementação de campanhas de marketing otimizadas para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Com isso é possível explorar uma grande variedade de estratégias em aplicativos, anúncios em apps, otimização de sites para dispositivos móveis, mensagens SMS, notificações push e muito mais.
O Mobile Marketing permite que você alcance seu público em qualquer lugar e a qualquer momento, aumentando as chances de interação e engajamento com sua marca. Por isso, grandes empresas têm desenvolvido ações para aproveitar esse potencial de alcance dos canais mobile e desenvolver um relacionamento mais próximo com o público.
Quais as vantagens do mobile marketing?
Redução de custos – Atingir os consumidores em potencial somente por estratégias offline é coisa do passado e custa mais caro! O ambiente digital oferece despesas com custos menores, por meio de ferramentas acessíveis e que muitas vezes são gratuitas, com possibilidade, inclusive, de tráfego orgânico. Um forte exemplo seria o Instagram ou WhatsApp Business.
Maior chance de alcançar públicos – Uma vez que o uso de dispositivos móveis cresce gradativamente, maior a chance das empresas alcançarem pessoas nesse espaço, com facilidade de segmentação dos anúncios, que podem ser direcionados para diferentes perfis de indivíduos, aumentando assim as chances de conversão.
Otimização da comunicação e diálogo mais íntimo com os clientes – Conforme o público vai sendo atingido ou até mesmo interagindo com sua mensagem, mais eficiente se torna a Comunicação, podendo ser até mesmo mais divertida e descontraída, como é o caso do Ifood, ao indicar pedidos e novidades aos seus usuários.
Facilidade de segmentação geográfica – Uma das principais vantagens do mobile marketing é a segmentação por localização, a qual permite direcionar anúncios apenas para usuários localizados em uma região específica. Sendo assim, um posto de gasolina tem muito mais chance de alcançar e atrair pessoas que estão nos raios mais próximos dele. Como é o caso do Posto Ipiranga, que manda mensagens pelo aplicativo assim que usuário estiver a alguns quilômetros de um, seja na estrada ou na cidade.
As estratégias de mobile marketing podem acontecer por meio de bluetooth, redes sociais, QR code e aplicativos. Portanto, conclui-se que em um mundo cada vez mais conectado de hoje, o Mobile Marketing desempenha um papel fundamental no sucesso das estratégias de marketing. Com a maioria das pessoas utilizando dispositivos móveis, é essencial adaptar-se a essa mudança e fornecer uma experiência otimizada para dispositivos móveis. Ao implementar estratégias de Mobile Marketing eficazes, você pode alcançar seu público em movimento, aumentar o engajamento, impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes.