Buscando entender o que é e como funciona os tão populares Marketplaces? Então essa publicação é para você! Vamos lá!
Se você já navegou por algum destes sites como: Mercado Livre, Americanas, Walmart, OLX, Netshoes, Dafiti, Magazine Luiza viu que é possível encontrar uma diversidade de produtos em diversas lojas.Então, isso é um marketplace, uma espécie de shopping virtual, onde se concentra diversos produtos, de várias lojas ou vendedores.
Imagina você anunciando os seus produtos, não só para os mais próximos, mas, também para inúmeras pessoas em uma plataforma como o Walmart — legal né. Mas como tudo na vida, o Marketplace também tem as vantagens e desvantagens de se investir.
Vantagens:
Visibilidade e credibilidade:
Estando presente em um marketplace muitas pessoas diferentes conhecerão sua marca/produto, e essas influenciam outras a comprarem também, o que aumenta muito as chances de vendas.
Além disso, estar exposto nessa grande vitrine online ajuda sua credibilidade, já que as pessoas conhecem o site e confiam nele.
Quem é que não confia no Magazine Luiza né?!
Menor investimento inicial:
Ao ingressar em um marketplace você não precisará desembolsar um grande valor para começar. Podendo investir esse valor em outras áreas do seu negócio e produto.
Marketing gratuito:
Por trás dos marketplaces têm grandes investimentos em publicidade e marketing, o que acaba beneficiando você que está hospedado nele.
Agora que você conhece algumas vantagens, que tal dar uma olhadinha nas desvantagens.
Desvantagens:
Taxas:
Estar em um marketplace não é de graça, você precisará pagar algumas taxas, porcentagem sobre vendas e comissões que podem ser relativamente altas e abocanhar parte do seu lucro.
Crise de identidade:
A confiança da sua marca/produto estará relacionada ao Marketplace, o que pode levar a uma dependência, dificultando um posicionamento de maneira independente no mercado digital.
Concorrência:
Você não estará sozinho nesse espaço, terá que concorrer com vários outros vendedores que buscam o mesmo público oferecendo o mesmo produto.
Conclusão:
O marketplace pode ser um atalho relativamente mais rápido para levar seus produtos de encontro aos seus clientes, mas, sem uma estratégia pode ter um resultado desastroso.
Agora que você já conferiu as vantagens e desvantagens, é importante analisar o quão viável é para sua empresa.
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