Já comprou um produto, porque na hora da decisão a marca se sobressaiu ou você o viu em algum lugar e não se lembra onde?
O Product Placement é uma estratégia que integra marcas de forma sutil em conteúdos de entretenimento, ganhando destaque como uma abordagem inteligente para conectar produtos ao público enquanto constrói confiança. Essa prática, presente em filmes, séries, jogos e revistas, tem se tornado ainda mais relevante diante da perda de eficácia dos anúncios tradicionais, uma vez que o consumidor está cada vez mais bombardeado de informações e não tem muita paciência para prestar atenção em propagandas invasivas ou muito informativas.
Um bom exemplo seria o auge da televisão, quando reunir a família para assistir a programas era um evento. Contudo, com a ascensão da internet e streaming, a forma de consumir conteúdo mudou. A publicidade tradicional perdeu força, impulsionando a busca por alternativas. Sendo assim, surge o Product Placement como uma resposta à intolerância crescente ao marketing convencional.
Vivemos na era dos influenciadores digitais, onde a identificação com personagens e marcas é crucial. O Product Placement explora a naturalidade dessa associação, conectando o telespectador com as marcas de forma amigável, criativa e, por muitas vezes, mais discreta. Reforçando essa ideia, pesquisadores da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) apontam que a ligação de marcas a programas específicos cria identificação e influencia o consumidor de maneira quase imperceptível, gerando uma troca de valores.
As vantagens do Product Placement incluem ganho de visibilidade, custo-benefício, maior receptividade e aumento da relevância. Alguns exemplos são quando assistimos a um reels com nosso influenciador favorito degustando ou vestindo uma marca, ou até mesmo quando assistimos a um filme onde, em uma cena marcante, um dos personagens aparece junto ao produto. Quem nunca assistiu a um personagem abrindo uma coca-cola gelada ou atendendo uma ligação em um Iphone durante uma cena?!
Personagem Eleven em Stranger Things, Netflix
Em um cenário em constante evolução, o Product Placement emerge como uma estratégia inteligente, conectando marcas a públicos de forma sutil e eficaz. À medida que a publicidade tradicional enfrenta desafios, a integração natural em narrativas de entretenimento se destaca como uma abordagem poderosa e relevante. E você, já sabe como irá chamar a atenção dos consumidores para a sua marca?