ROI Blog

Fim do “arrasta para cima” e os impactos no engajamento do Instagram

Fim do “arrasta para cima” e os impactos no engajamento do Instagram

Certamente, se você passa algum tempo no Instagram, já ouviu aquela famosa frase dos influencers ou empresas, “arrasta pra cima”.  Muito provável também que tenha sido engajado por essa publicação e consumiu algum produto ou serviço apenas por arrastar o dedo para cima da tela e cair em uma página específica. Embora essa função seja prática, desde 30 de agosto de 2021 ela não existe mais! 

Você deve estar se perguntando, mas por que o Instagram removeria uma ferramenta tão eficaz de sua plataforma? Na realidade, o que aconteceu é uma mudança no formato de publicação de links nos stories, agora o “arrasta pra cima” foi substituído por um stick, que o criador de conteúdo ou a empresa poderá inserir em qualquer ponto da tela, assim, o usuário clica e cai direto na página a ser divulgada.

O stick traz ainda mais uma funcionalidade, pois permite que os usuários respondam o post no stories, o que não era possível antigamente se o story tivesse algum link. Entretanto, a inserção de links continuará restrita apenas para pessoas e instituições verificadas ou com mais de 10 mil seguidores.

Essas pequenas mudanças dentro do Instagram fortalecem a identidade da plataforma e trazem atenção à usabilidade da mesma frente a concorrentes como o Tiktok. Além disso, permitem melhores feedbacks para publicidades e iniciativas de criadores de conteúdo, uma vez que usuários podem responder o story e tirar suas dúvidas sobre o produto ou serviço em um só lugar.

E você, o que achou dessa novidade, gostou de ter mais praticidade ou vai sentir falta do “arrasta pra cima”?