Certamente, se você passa algum tempo no Instagram, já ouviu aquela famosa frase dos influencers ou empresas, “arrasta pra cima”. Muito provável também que tenha sido engajado por essa publicação e consumiu algum produto ou serviço apenas por arrastar o dedo para cima da tela e cair em uma página específica. Embora essa função seja prática, desde 30 de agosto de 2021 ela não existe mais!
Você deve estar se perguntando, mas por que o Instagram removeria uma ferramenta tão eficaz de sua plataforma? Na realidade, o que aconteceu é uma mudança no formato de publicação de links nos stories, agora o “arrasta pra cima” foi substituído por um stick, que o criador de conteúdo ou a empresa poderá inserir em qualquer ponto da tela, assim, o usuário clica e cai direto na página a ser divulgada.
O stick traz ainda mais uma funcionalidade, pois permite que os usuários respondam o post no stories, o que não era possível antigamente se o story tivesse algum link. Entretanto, a inserção de links continuará restrita apenas para pessoas e instituições verificadas ou com mais de 10 mil seguidores.
Essas pequenas mudanças dentro do Instagram fortalecem a identidade da plataforma e trazem atenção à usabilidade da mesma frente a concorrentes como o Tiktok. Além disso, permitem melhores feedbacks para publicidades e iniciativas de criadores de conteúdo, uma vez que usuários podem responder o story e tirar suas dúvidas sobre o produto ou serviço em um só lugar.
E você, o que achou dessa novidade, gostou de ter mais praticidade ou vai sentir falta do “arrasta pra cima”?