Seja você dono de empresa ou prestador de serviços, talvez o fim do mês pode transformar o seu negócio em um pesadelo! Isso acontece, porque as carteiras dos clientes esvaziam e o estoque da empresa fica lotado. Consequentemente, as vendas caem e você fica super preocupado se vai conseguir lucrar conforme o esperado.
A boa notícia é que o Marketing e o comportamento dos indivíduos mudam conforme as sazonalidades e também o fluxo de mercado, e assim, podemos adotar diversas estratégias para vendermos muito, inclusive no fim do mês. Então, vamos juntos conhecer alguns planos infalíveis para aumentar as vendas do seu negócio?
Promoções com divulgação antecipada
É comum que alguns empresários se desesperem e realizem promoções malucas, até mesmo sem sentido no final de mês, apenas para limpar o estoque. A verdade é que para uma promoção funcionar, é preciso que ela seja divulgada ao menos uma semana antes da data oficial, com planejamento e segurança de que ela dará um retorno. Além disso, se for aferido que as vendas caiam todo final de mês, é necessário se planejar com antecedência para sempre estar lançando e divulgando as devidas promoções.
Técnicas de escassez
Você já ouviu falar em copywriting? Essa é uma técnica que utiliza-se de textos para gerar conversões, e um belo exemplo seria os textos de escassez. Sabe aquela história de que tem apenas uma unidade no estoque, ou até mesmo as últimas vagas? Essa é uma comunicação que, por muitas vezes, aliada a um bom preço do que está sendo ofertado, pode ser infalível para aumentar suas vendas. Afinal, os consumidores tendem a ser imediatistas, principalmente se já têm afinidade com seu produto ou serviço. Experimente essa técnica e conta pra gente se teve algum efeito ou não.
Ticket médio em ação
Se você precisa esvaziar o estoque e está com dificuldades nas vendas, aproveite mais sua variedade e venda combos. Se abaixar o preço de uma unidade é algo que causa prejuízo, possivelmente, vender duas por um preço menor pode aumentar as vendas e ainda gerar bons resultados para o negócio, elevando assim o ticket médio. Um belo exemplo é quando vamos no mercado e ao invés de levar uma lata irresistível de Toddy, compramos um recipiente maior, mas que vem com um copo, simplesmente porque nos chama atenção ou traz um benefício a mais, como enfeitar a casa e beber em um copo exclusivo da marca.
Não deixe de investir
Se você vendeu muito no início do mês e agora precisa desse mesmo movimento no final dele, separe uma verba para investir em anúncios com o objetivo de divulgar promoções, e como dito previamente, nada de fazer isso um dia antes. Seu anúncio precisa criar maturidade, e isso leva pelo menos uma semana, e assim, certamente, irá atingir o seu objetivo – chamar atenção e gerar conversão. Nessa dica, além de investir, traga mais criatividade para o anúncio e fale a linguagem do seu público.
Mapeamento do target e Análise de concorrência
É importante, antes de aplicar e investir nessas técnicas, realizar um mapeamento do seu público e assim estudar seus comportamentos, preferências e renda. Esses são apenas alguns dos fatores que podem influenciar diretamente a sua empresa. Além disso, estude seus concorrentes diretos e indiretos, filtrando o que pode ser ou não relevante para o seu modelo de negócio.
Gostou? Temos certeza de que, com essas dicas de mestre, você terá algum retorno, e quem sabe até mesmo bater recordes de vendas no fim do mês. Estamos aqui na torcida. E lembre-se: Quem tem ROI, vende mais!!!