Todos sabem que estamos vivendo uma era digital, onde inúmeras atividades do nosso cotidiano são feitas de forma online, pedir comida, assistir filme, enviar trabalhos, reuniões e compras.
Com a crescente procura por produtos, as lojas que não se destacarem não chegam nem a ser vistas pelos compradores. Uma pesquisa aplicada pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) informa que 41% das empresas que utilizam as redes sociais perceberam melhoria nos resultados de suas vendas.
É claro que as redes sociais não são só para a venda, é preciso criar uma fidelidade com os clientes, quando há somente postagens de produtos dificilmente o comprador volta ou segue as páginas, afinal ele já comprou o que ele queria.
E pensando nisso, a ROI separou 5 formas de aumentar a sua interação nas redes sociais.
Aproveite datas especiais:
Muita gente gosta de feriado e datas comemorativas, para isso, servem os posts comemorativos, parabenizar profissões, mães, pais, e qualquer público que esteja associado à sua empresa. Não se esqueça de usar as hashtags do dia, ajudam muito a subir o engajamento e alcance da sua postagem.
Seja inspirador:
Utilizando frases engraçadas ou motivacionais, esse tipo de conteúdo costuma vir acompanhado de uma mensagem que ajude seu público a criar identificação com a sua marca. Por isso, é importante conhecer seu público e saber a linguagem que ele fala. Se for uma frase de personagem ou Personalidade famosa fazer uma citação.
Seja criativo:
Ideias de como usar seu produto, curiosidades, jogos nos comentários, qualquer conteúdo que promova a interação dos consumidores é válido, em algumas ocasiões fazer enquetes de preferência entre modelos diferentes, ou saber qual o sabor favorito de determinado produto. Quanto maior a interação entre os visualizadores, mais as redes sociais entendem que seu conteúdo é relevante e divulga para mais pessoas, muitas delas que às vezes nem seguia sua marca.
Favoreça a interação:
É importante aproveitar o grande movimento de comentários e compartilhamentos que acontecem muitas vezes de forma natural, esse tipo de engajamento por acontecer de forma orgânica não tem custo, e quanto mais gente comentando sobre sua marca, mais pessoas sabendo o que ela tem a oferecer, responda todas as dúvidas, sempre com muito respeito e de forma direta.
Acompanhe a velocidade da internet:
As redes sociais atualmente são utilizadas praticamente o dia todo pelas pessoas, para trabalho, para se informar, para procurar resenhas de produtos que elas querem comprar, isso tudo é facilitado pelo modo rápido que as mídias digitais geram respostas. Por exemplo, uma pessoa comprou seu produto e resolveu marcar sua página para que os amigos pudessem saber onde ela adquiriu, nesse único storie 30 pessoas clicaram no seu Instagram, são 30 visitantes, adquiridos de forma orgânica e gratuita, se a sua página tiver conteúdos que os prendam, são novos e possíveis compradores.