Algumas empresas ainda têm o hábito de postar fotos ou apenas realizar publicações fixas no feed. Entretanto, se há uma coisa que todos devem concordar é que os vídeos curtos estão dominando as redes sociais de maneira expressiva e essa tendência de comportamento não deve parar tão cedo, muito pelo contrário, pois se um dia os vídeos curtos serviam apenas como entretenimento, hoje eles já fazem parte de grandes negócios.
Essa tendência foi lançada pelo TikTok, a quinta rede social mais acessada do Brasil, que segundo o portal Resultados Digitais, já conta com mais de 76 milhões de usuários pelo país. Além disso, segundo o veículo de Comunicação, R7, alguns especialistas acreditam que até 2024 o TikTok valerá mais que o próprio Youtube! Contudo, o que isso tem a ver com as empresas atualmente?
A resposta é adaptação! As instituições precisam acompanhar todo esse fluxo de trabalho, uma vez que há espaço para todos os tipos de segmentos lá dentro, basta um pouco de estratégia e muita criatividade. Mas pode ficar tranquilo, que a ROI vai te dar algumas dicas valiosas.
As trends podem ser a alma do negócio!
Uma das dicas preciosas é ficar de olho nas trends, seja em áudios dublados ou simplesmente uma música, o importante é tentar adaptar o que está bombando para realidade da sua empresa, por exemplo, a Chevrolet Brasil aproveitou a trending “duetos”, e gravou vídeos de usuários cantando Evidências do Chitãozinho & Xororó, na frente ou dentro de seus veículos da marca! O resultado foi literalmente de milhões, alcançando até 4,5M visualizações por vídeo.
imagens: @chevroletbr
Hashtags ainda valem a pena
Além disso, usar hashtags é essencial para que o algorítimo do TikTok indique seu conteúdo para ainda mais pessoas. Entretanto, é importante prestar atenção na segmentação e não na quantidade das mesmas. O ideal é que o usuário não ultrapasse cinco e que, caso a conta ainda esteja em fase de maturidade, a maioria das hashtags selecionadas devem ser aquelas que apresentem menor competitividade, assim, a empresa tem menos concorrência e maior visibilidade.
Marketing de Influência
Se a sua marca tiver ainda mais sede de alcance e visibilidade, a dica é investir em influenciadores digitais! Mas tome cuidado, nem sempre números significam qualidade. Atualmente, o alcance de redes sociais como o TikTok, possibilitou o surgimento de milhares de influenciadores com números surpreendentes, mas não é só isso que deve ser levado em consideração. O termo já diz por si só – Marketing de Influência é a capacidade que o indivíduo tem de comunicar a filosofia de uma marca e impactar o máximo de leads possível. Então, antes de investir em um influenciador é necessário avaliar a relevância de seu conteúdo, se é criativo, corresponde à filosofia da sua marca e faz um bom storytelling.
E falando em storytelling…
Storytelling é uma estratégia que está fazendo toda a diferença na retenção dos usuários ao clicarem em um vídeo. Essa técnica de construção de vídeo conta a história ou uma situação envolvendo sua marca, de maneira criativa e objetiva. Você pode, inclusive, explicar como seu produto funciona através de um storytelling. Imagine que João entrou em uma sala e avistou uma TV LG muito bonita em cima de uma estante, e ao sentar no sofá, percebeu que o seu movimento ligou a TV, então, interessado, começa a descobrir outros movimentos que ativam diversas funções da mesma, como por exemplo, acessar a Netflix, e tudo isso fica de fácil entendimento, fazendo não só o ator querer comprar a TV, mas também os usuários que assistem o vídeo.
Viu só como o TikTok pode ser o maior aliado para o seu Marketing de Conteúdo? Então, corre montar suas estratégias, porque por aqui já estamos planejando a nossa! E se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco, clicando aqui.
Referências: