Quem viveu a infância ou a adolescência nos anos 2000, provavelmente deve ter sido um Rebelde de carteirinha, e se não foi, sabe pelo menos da febre que a novela e a banda RBD era nessa época. De CD´s a álbuns, de acessórios e até mesmo RG, é inegável que a trajetória do grupo foi um sucesso estrondoso, principalmente aqui no Brasil.
Não havia partidas de futebol ou qualquer outro tipo de esporte, a disputa acontecia mesmo era para decidir quem iria ser a Mia ou a Roberta, Diego ou Miguel, e assim surgiram várias brincadeiras e inclusive bandas covers por todo país. E quem se aproveitou de tudo isso é claro – foram as marcas, que criaram os mais diversos produtos na época.
Em dezembro de 2022, a banda anunciou o retorno e, além disso, turnê mundial, passando pelo Brasil. E não foi somente os fãs da geração Z que enlouqueceu, as marcas se aproveitaram positivamente de toda a repercussão e usaram a ferramenta mais poderosa da atualidade, que não se fazia tão eminente na época – a internet.
Mercado Livre
É claro que a clássica gravata não pode faltar, principalmente para quem quer ir para o show caracterizado. Sendo assim, o Mercado Livre não perdeu tempo e, logo que o show foi confirmado no Brasil, o site já divulgou as disponibilidades de gravatas da banda para aqueles que demonstram interesse em ir ao evento. Segmentação que fala, né?
Kit Kat
Deu fome de Rebelde por aí? Saiba que essa é mais uma estratégia da empresa de substituir o slogan “Have a break, have a Kit Kat” por “Soy Break World” para criar mais associação do público e assim pertencê-lo, uma vez que demonstra empatia com suas preferências. Portanto, marcas que estão antenadas nas principais tendências podem dar um verdadeiro show de vendas. Ainda não se sabe, mas possivelmente a Kit Kat irá ser uma das patrocinadoras do show!
Magalu
A Magalu dificilmente perde algum movimento, e dessa vez não seria diferente – a Lu caracterizada de uma verdadeira Rebelde! Ela não só está pronta para o show, mas também para vender muito no e-commerce. Afinal, marca inteligente não segue os demais e faz sua própria história dentro do digital.
Serasa
“Salva-me” do Serasa! Quem acha que marcas têm que sempre ter postura séria dentro do digital, está muito enganado. O Serasa fez um trocadilho com os antigos RGs do RBD para dizer que o ingresso dos shows estarão tão caros, que vai ter gente tirando RG com eles. Genial!
Shopee
Com direito a mascote cantando, a Shopee também não perdeu tempo e está fazendo parte de todo esse viral na internet. Inclusive, até o brasão da logo foi alterado para o mesmo símbolo que o da banda. Será que a Shopee não quer incentivar a compra de looks e acessórios para o show dentro do e-commerce?
Depois de conhecermos o posicionamento de centenas de marcas em relação a movimentos grandes como a essa turnê mundial, concluímos que todas devem estar preparadas para acompanhar o fluxo e o que impacta a sociedade atualmente, caso contrário serão engolidas por gigantes que estudam o mercado e conhecem suas principais preferências na velocidade da Luz.
E você, irá seguir os demais o irá fazer diferente?
Guilherme Luka