Antes de responder essa pergunta é necessário nos questionarmos o quanto ficamos reféns do digital durante os anos de 2020 até 2022 por conta da pandemia, e o quanto sentimos falta de realizar compras em lugares físicos, e nos perguntar – até onde vai essa necessidade?
Independente de quem somos como shoppers, uma coisa é certa, de forma geral, o comportamento de consumo mudou e precisamos encarar essa realidade. Por isso, separamos algumas tendências para o ano de 2023, de acordo com o Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), as quais lojistas e usuários precisam ficar atentos.
Dos streamings para as marcas, das marcas para os streamings!
De acordo com a Kantar Inside Video, cada brasileiro assina uma média de 1,6 serviços de streamings, como Netflix, Google, Apple TV, HBO Max, Prime Video, dentre outros. Sendo assim, não acompanhar as principais “febres” que fazem sucesso dentro dessas plataformas pode ser um tiro no pé, principalmente nos próximos anos. O Burger King, por exemplo, aproveitou todo o estouro de Stranger Things, e lançou produtos temáticos da série. Ou seja, entender as tendências e saber tirar proveito sobre elas é dizer para o público que você está junto e faz parte da realidade dele.
Além disso, os serviços Netflix e Disney Plus já anunciaram que irão oferecer espaços para anúncios antes, durante ou depois da reprodução dos títulos de seus respectivos catálogos, possibilitando inclusive, anúncios exclusivamente em títulos que conversem mais com a realidade do público da marca em questão – fazendo com seja cada vez mais fácil de acertar o alvo.
Portanto, apostar nos streamings é uma estratégia certeira, principalmente para 2023.
Togetherness – a necessidade de estarmos juntos
Após o período de isolamento social, as experiências físicas voltaram a todo vapor e, consequentemente, os setores de viagem e turismo foram os que mais se beneficiaram. O Rock In Rio, por exemplo, reuniu cerca de 700 mil pessoas e impactou a economia em mais de 2 bilhões de dólares. Dessa forma, mesmo estando no digital, pensar em patrocinar eventos para estampar a sua marca pode ser uma boa estratégia, visto que o público está em busca por shows, feiras, eventos, etc. Pensar em eventos presenciais para sua empresa, seja para mostrar produto ou serviço, pode ser também uma excelente alternativa.
Dinheiro agora é coisa de nuvem
Você sabia que, conforme dados da Kantar Ibope Media, cerca de 21% da população declara já ter algum tipo de investimento em criptomoeda? Esse dado nos informa que a extinção do dinheiro em espécie está bem próxima, e para acompanhar esse fluxo, Nubank, um dos bancos mais prestigiados do Brasil, está se preparando para o lançamento da sua própria moeda digital, as Nucoins, que prometem revolucionar a forma como usuários realizam transações e investimentos. Isso implica que se estamos no digital, precisamos nos adaptar a essa nova realidade, facilitando e implementando formas de pagamento ou transações que sejam simples, rápidas, revolucionárias e que acompanhem esses novos comportamentos. Afinal – hoje, o estabelecimento que não oferece pix está condenado à falência.
Tudo o que é digital, pode ser ainda mais intenso
Se você é daqueles que adora se atualizar, provavelmente já deve ter ouvido falar no Metaverso – um novo universo capaz de integrar o mundo real ao digital, graças à evolução da realidade virtual, realidade aumentada e hologramas. Estima-se que, de acordo com dados da IAB, os investimentos dentro do Metaverso até 2030 chegue a marca de 678 bilhões de dólares! A Renner, por exemplo, criou sua própria loja de roupas dentro do jogo Fortnite, possibilitando que os jogadores comprem roupas para seus personagens ali mesmo, com toda a experiência Renner.
Se atualizar dentro do digital virou mais que uma obrigação – e sim um must!! Pensar somente com a cabeça de que ter um e-commerce bonitinho é a solução pode fazer com que você seja engolido por esse mercado gigantesco de uma concorrência que não tem medo de se antenar e de se arriscar.
Guilherme Luka