O amor é lindo, mas você já esteve apaixonado por uma marca?! Esse sentimento é tão intenso que chega a durar por anos, ou até mesmo por uma vida toda! Marcas podem ser tão inesquecíveis e ficar sem elas no dia a dia dói tanto quanto terminar o primeiro amor. E tudo isso não é à toa, pois há uma pesquisa árdua e muitas estratégias antes de uma empresa marcar a vida dos consumidores de forma permanente.
Um dos grandes estudos por trás da relação entre cliente e a marca é o Brand Equity, o qual representa a percepção que os consumidores têm da marca, bem como sua reputação e a conexão emocional que ela estabelece com os mesmos. Considera-se que isso acontece devido a uma série de fatores, tais quais, a identidade, a qualidade percebida dos produtos, serviços oferecidos, a experiência do cliente e a associação emocional. Um bom exemplo é quando as pessoas compram produtos Ypê não apenas por serem de qualidade, mas também porque elas estão ajudando a marca a plantar uma árvore.
Algumas estratégias e pilares devem ser levados em consideração ao estabelecer uma relação de sucesso com o público-alvo:
Reconhecimento de Marca: Refere-se ao nível de familiaridade que os consumidores têm ao bater os olhos na sua marca, bem como os momentos que ela se faz presente ou é lembrada.
Qualidade pessoal e social: É a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos ou serviços da marca. Trata-se da reputação e também de como ela é enxergada no círculo social desses indivíduos, como por exemplo: amigos e familiares.
Lealdade e preferência: Representa o vínculo emocional e a preferência que os consumidores têm pela marca. Clientes leais são mais propensos a recomendar a marca e a continuar comprando dela. Trata-se daquele produto de uma marca específica que você coloca no carrinho toda vez que vai ao supermercado.
Consistência: É importante estar presente e manter uma identidade de marca consistente em todos os pontos de contato com o público, como logotipo, cores, linguagem e tom de voz. Isso ajuda a construir uma imagem sólida e reconhecível. Podemos citar a Uber, que mesmo sendo uma empresa digital, está sempre criando conexões com o público até mesmo em mídias off.
Experiência do cliente: Proporcionar uma experiência excepcional aos clientes é fundamental para fortalecer o Brand Equity. Isso inclui desde o atendimento até a qualidade do produto ou serviço a ser oferecido.
Comunicação eficaz: Desenvolver uma estratégia de comunicação clara e coerente é essencial para transmitir os valores da marca e construir uma conexão emocional com os consumidores. Nada de uma linguagem complexa com um público que gosta de coisas simples e diretas, afinal: “Havaianas, todo mundo usa!”.
Parcerias estratégicas: Associar-se a outras marcas ou indivíduos com uma imagem positiva pode ajudar a fortalecer o Brand Equity. Essas parcerias podem aumentar a visibilidade da marca e agregar valor aos olhos dos consumidores. A Volkswagen, por exemplo, desenvolveu um comercial por meio da Inteligência Artificial entre Maria Rita e Elis Regina! Imagina quantas pessoas se sensibilizaram com a campanha?
Comercial Volkswagen
Conclui-se que construir e fortalecer o Brand Equity é um processo contínuo e estratégico. À medida que a percepção da marca melhora, seu valor também aumenta, o que pode resultar em maior fidelidade do cliente, vantagem competitiva e oportunidades de crescimento. Investir em Brand Equity é essencial para estabelecer uma presença duradoura e bem-sucedida no mercado. Lembre-se de monitorar constantemente o feedback dos clientes, adaptar as estratégias de acordo e manter a marca relevante e atualizada ao longo do tempo.