ROI Blog

As novas ferramentas de AI e como elas podem otimizar seu trabalho

As novas ferramentas de AI e como elas podem otimizar seu trabalho - ROI Digital Agência de Marketing Digital em Londrina

Já imaginou acordar ao lado de um robô e ele fazer de tudo para você? Limpar a casa, escovar seus dentes e até mesmo te ler um livro relaxante? Esse futuro está tão próximo, que alguns pesquisadores Economistas já estão nomeando as novas Inteligências Artificiais como as principais precursoras da quarta Revolução Industrial.

 

A Inteligência Artificial (IA) é uma evolução tecnológica capaz de simular a inteligência humana, hábil o suficiente para tomar decisões autônomas e irem além de programações tradicionais e de ordens específicas. Ela envolve máquinas e ferramentas com alta capacidade de aprendizado, percepção, decisão, e podem racionalizar de forma prática diante de situações mais complexas.

 

Um forte exemplo é o Chat GPT, uma ferramenta poderosa lançada no dia 30 de novembro de 2022, capaz de criar textos de altas dificuldades, como artigos científicos, blogs, e até mesmo diálogos, tópicos e dicas. Tudo em questão de segundos e em tempo real.

 

Na realidade, essa nova realidade digital não vem para assustar ou tomar postos em corporações. Em contrapartida, tem grande potencial de estreitar relações, melhorar a produtividade e proporcionar inovações dentro das empresas.

 

Hoje, por exemplo, já é possível contar com a inteligência de diversos softwares de RH, que utilizam a IA para estreitar laços com funcionários, atendimento com os clientes, oferecer um suporte adequado e tomar decisões de alta complexidade dentro da empresa.

 

Iremos listar, neste post, algumas ferramentas de IA, que podem ser extremamente úteis e revolucionárias no dia a dia, principalmente ao se tratar de trabalho.

 

Krisp AI: Sabe aquelas reuniões caóticas, cheias de ruídos, que podem prejudicar quem está do outro lado e fazer você perder até mesmo negociações? O Krisp AI é uma ferramenta tão inteligente, capaz de eliminar qualquer barulho durante sua call, deixando o som mais limpo e confortável para quem está te ouvindo. A principal vantagem é que além de ser gratuito, pode ser utilizado com os principais apps de conferência como Zoom, Google Meet e Skype.

 

ClipDrop: Essa é uma ferramenta essencial para quem trabalha com edição de fotos ou a construção das mesmas e deseja realizar modificações de forma mais prática e rápida como: remover frases, pessoas, objetos, ajustar a iluminação, realizar cortes perfeitos e ambientar lugares em questão de segundos.

 

Gamma: Seguindo a mesma premissa do Chat GPT, o Gamma, ao invés de textos, cria slides em poucos segundos, conforme o usuário vai digitando suas preferências textuais, de cores e também de layout. Perfeito para quem deseja apresentar em reuniões ou faculdade de forma surpreendente e convincente.

 

Adobe Firefly: Já imaginou transformar qualquer texto em imagens? O Adobe Firefly é capaz de transformar qualquer áudio em imagens, vídeos e até mesmo editá-los conforme suas preferências de cores, efeitos e sons. Basta o usuário dizer o que quer e pronto. Essa é uma excelente alternativa para quem não possui tantas opções em banco de imagens ou de vídeos.

 

Opus Clip: Essa ferramenta foi desenvolvida para facilitar a vida de quem precisa adaptar vídeos do formato horizontal para o formato vertical. A ainda conta com ferramenta inteligente, que detecta a dimensão principal do vídeo e também quem está em evidência, fazendo os ajustes proporcionais necessários.

 

Lovo: Transforma qualquer texto em falas ou narrações extremamente realistas, com a entonação, intensidade e gênero que o usuário desejar. Excelente para criação de vídeos institucionais ou até mesmo para ampliar a comunicação de pessoas com deficiência.

 

As inovações tecnológicas decorrentes da Inteligência Artificial não vieram para ocupar espaços humanos, mas sim para deixá-los mais produtivos, fazendo com que atividades repetitivas e mecânicas sejam aprimoradas, liberando espaço para que colaboradores possam criar e inovar em outros setores. Entretanto, é inegável que todo esse avanço pode sim, afunilar algumas vagas no futuro.

 

Guilherme Luka