Você deve estar pensando – “O mercado está cheio de aplicativos do ramo alimentício que oferecem entregas rápidas, portanto, o que mais pode acontecer para esse setor crescer?”. A questão é que, a ideia para novos mercados digitais em emergência vão além de um simples aplicativo, pois podem revolucionar a forma como empresas e produtores se relacionam no mercado e como isso pode contribuir para o consumo consciente.
Podemos citar o caso do Supermercado Justo, que iniciou suas operações recentemente na América Latina. O principal objetivo da empresa é incentivar o consumo consciente através do uso da tecnologia e também por trabalhar com produtores locais, uma vez que a Startup visa atender 1 milhão de brasileiros e gerar até 5 mil empregos a cada 2 anos.
O supermercado é responsável pela própria distribuição e entrega de produtos. Assim, consegue trabalhar com produtores locais, bem como capacitá-los para comercializar seus produtos online, portanto, o diferencial será também na oferta de frutas frescas, verduras, legumes, carnes, peixes orgânicos, bebidas, itens de despensa, higiene pessoal, beleza, casa e limpeza.
Entretanto, para que as mercadorias sejam fornecidas com o máximo de excelência, os produtores locais passam por uma seleção, na qual precisam cumprir devidos critérios, como padrão de qualidade e velocidade no processo de reposição dos produtos. Além disso, a negociação das vendas é feita pela equipe comercial, tanto para produtores locais quanto os relacionados a grandes indústrias.
Já, para os consumidores fazerem o uso desse serviço, basta selecionar os itens desejados através do aplicativo ou do site e eleger o horário de entrada da compra. Dessa forma, a startup busca levar ao público a experiência de ter os produtos entregues como se tivessem os escolhidos presencialmente.
Gostou dessa ideia de ter um supermercado digital com produtos fresquinhos e produzidos por produtores locais? Essa é a prova de que o digital pode nos surpreender todos os dias.