ROI Blog

Dia da Mentira: O que é? Quando é? Como aproveitar o dia da mentira para gerar negócios?

Dia da Mentira: O que é? Quando é? Como aproveitar o dia da mentira para gerar negócios?

O Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, é tradicionalmente celebrado no primeiro dia do mês de abril. Essa data é comemorada há séculos por diversas culturas e não se sabe exatamente a data de seu surgimento.

Aqui estão algumas informações importantes sobre essa data, para você e a sua empresa não ficarem de fora!

O que é?

Nesta data, segundo a tradição, são feitos brincadeiras e trotes de diferentes formas. As pessoas podem repassar informações falsas ou até pregar peças mais elaboradas.

Como surgiu o dia da mentira no Brasil?

Apesar de não haver uma data exata de seu surgimento, sabemos que o dia da mentira iniciou sua popularidade no estado de Minas Gerais, através de um jornal impresso sensacionalista que se chamava “A Mentira”. No dia primeiro de abril de 1848, supostamente houve o lançamento de uma notícia falsa informando a morte do Imperador Dom Pedro II, que futuramente foi desmentida.

Por que primeiro de abril é o dia da mentira?

Os historiadores especulam que esta data possa estar relacionada ao primeiro dia da primavera, no hemisfério Norte, uma época com muitas mudanças climáticas imprevisíveis, que são comparadas a uma peça pregada pela mãe natureza.

Já no século XVIII, o Dia da Mentira se popularizou por toda a Grã-Bretanha. A sua celebração anual e a adoção pela mídia garantiram sua longevidade, sendo comemorada até hoje.

Como aproveitar o dia da mentira para gerar negócios?

A criatividade é uma peça chave para tornar uma brincadeira em uma oportunidade de negócio. O uso dessa data específica unida ao bom humor pode resultar em campanhas de sucesso.

Veja alguns “cases” de sucesso das grandes marcas.

Tiffany & Co.

No dia primeiro de abril, a marca que é conhecida por seu famoso “Azul Tiffany” anunciou uma mudança drástica, a troca de sua cor principal para amarelo. A notícia gerou uma grande repercussão. Então, a marca aproveitou o momento para instalar uma loja pop-up com a suposta cor nova, para promover a venda de seus diamantes amarelos.

Netflix

O “Game of Thrones” é uma série da HBO que não está no catálogo da Netflix. Então, a marca aproveitou para pregar uma peça em suas redes sociais e anunciou a inclusão de GoT na plataforma de streaming. Apesar de ser apenas uma brincadeira, gerou um altíssimo engajamento.

Natura

A marca de cosméticos aproveitou essa data para promover uma discussão relevante para seu público. Ela questionou as “mentiras disfarçadas de opinião”, os comentários que as pessoas recebem a respeito de sua aparência com a desculpa de ser apenas uma “mera opinião”.

É importante lembrar de ficar atento para não exagerar na dose da brincadeira e denegrir a imagem da empresa. Tenha muita atenção com cada palavra e fique atento às suas possíveis interpretações.

Viu só, como uma data comemorativa pode se tornar uma grande oportunidade de negócio? Agora que você já sabe, utilize estas dicas para promover sua empresa!